Com curadoria do Instituto da Cerveja Brasil, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira apresenta tendências para 2022

Data: 09/05/2022
Fonte: Brejada


Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Salve brejeiros, o fórum mais tradicional e longevo do setor reúne palestrantes nacionais e internacionais para debater técnicas de produção, processos, insumos e serviços ao longo de três dias.

O Congresso mais longevo do segmento, existente desde 1989, este ano tem parceria inédita com o Instituto da Cerveja Brasil (ICB), a maior escola de capacitação cervejeira do país. A curadoria da grade de palestras vem sendo feita por Alfredo Ferreira, Estácio Rodrigues e Kathia Zanatta, os sócios-diretores à frente do instituto responsável por formar mais de 11.000 alunos. “O mercado evoluiu muito. Em 1980, o cenário era de apenas grandes cervejarias produzindo um ou dois estilos da bebida. De lá para cá, houve uma grande mudança com explosão no número de cervejarias – atualmente são mais de 1.300 no país –, além da diversidade de estilos disponíveis. E claro, o consumidor também mudou seu perfil, suas exigências, fazendo com que todo o mercado tivesse que se readaptar”, analisa o trio.

A visão dos profissionais, cujas carreiras pioneiras se misturam à própria história da profissionalização do setor cervejeiro no país – Kathia, por exemplo, é considerada a primeira Biersommelière brasileira – contribui para a formação de uma grade que olhe para o mercado em toda a sua extensão. Entre os nomes confirmados, terá presença a finlandesa Anikka Wilhelmson, VP de Inovação e Craft Food no grupo de malte Viking Malt. Com PhD em Tecnologia Química e um trabalho voltado para pesquisa em ciências de malte, cervejeira e bioprocessamento, ela compartilhará sua experiência com o uso do insumo, de forma a extrair o melhor resultado.

Já Alejandro Cortés abordará os segredos do Dry Hopping, técnica de adição de lúpulo que potencializa aspectos sensoriais da cerveja, como sabor e aroma. O mexicano trará aprendizados adquiridos com a mão na massa: ele foi cervejeiro caseiro; tornou-se fundador da Cervecería de Colima, a cervejaria artesanal que mais cresce no México; ganhou mais de 15 prêmios nacionais e internacionais; tornou-se o primeiro Cicerone® Avançado da América Latina; e trabalha desde 2019 na administração da nanocervejaria experimental John I. Haas.

Da República Tcheca para o evento, Tomas Kincl guiará uma palestra sobre os segredos da cerveja tcheca e técnicas de decocção, ao traçar uma relação entre a cultura e a indústria da República Tcheca e as condições específicas de produção de uma das cervejas mais apreciadas no mundo.

Na vez do engenheiro químico e Mestre-cervejeiro Rodrigo Sanches, entrará em pauta a Sustentabilidade na produção de Cervejas. Atualmente na liderança da área de Aplicação na IFF para a Indústria Cervejeira, o brasileiro compartilhará seus conhecimentos em uso de enzimas para uma fabricação de cerveja mais sustentável.

Também marcam presença no Congresso Eduardo Sena, Leandro Sequelle, Luiza Tolosa e Yumi Shimada. Os representantes da mídia cervejeira Hora do Gole, da cervejaria Graja Beer, da cervejaria Dádiva e da cervejaria Japas, respectivamente, se unirão em um painel apresentado pela Heineken e mediado por Beatriz Ruiz para debater diversidade e inclusão no mercado cervejeiro.

Interessados em acompanhar estas e demais palestras do 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira podem adquirir seu ingresso no site da Brasil Brau. A dica é garantir o passaporte para os três dias de programação, que conta com um desconto valioso, e o visitante absorve todo conteúdo disponível. A entrada do congresso dá direito à visitação da feira Brasil Brau.

Confira alguns dos temas e palestrantes, e acompanhe as atualizações pelo site da Brasil Brau:

Dia 30 de maio (segunda-feira)

9h: ALEJANDRO CORTÉS (México) – Mastering Dry Hopping: Grandes segredos para eficiência e melhor resultado sensorial

11h45: ANIKKA WILHELMSON (Finlândia) – Debulhando maltes especiais: entenda diferenças, onde utilizar e como extrair melhor resultado

15h45: RODRIGO VERONESE (Brasil) – Produção de Italian Grape Ales surpreendentes

Dia 31 de maio (terça-feira)

9h: EDUARDO SENA, LEANDRO SEQUELLE, LUIZA TOLOSA E YUMI SHIMADA (Brasil) – Diversidade e Inclusão no Mercado Cervejeiro

11h45: JOSÉ IVAN DE LIMA (Brasil) – Produção de Cervejas sem Álcool – o sucesso da Heineken 00%

14h30: TOMAS KIMCL (República Tcheca) – Segredos da Cerveja Tcheca e Técnicas de Decocção

15h45: ANDRÉ JUNQUEIRA (Brasil) – Como montar um programa de cervejas ácidas

Dia 1º de junho (quarta-feira)

9h: RODRIGO ZAMPAR (Brasil) – A cervejaria do futuro: como otimizar recursos para minimizar o impacto no meio ambiente, bem como melhorar os custos através do uso de tecnologias de membrana

10h20: JÉSSICA LOPES (Brasil) – Segredos para sua cervejaria bombar nas redes sociais

11h45: RODRIGO SANCHES (Brasil) – Sustentabilidade na produção de cervejas

14h30: KATHIA ZANATTA e MARI SCIOTTI (Brasil) – Explorando a brasilidade na harmonização de cervejas e a culinária sustentável

A Feira

A 16ª edição da Brasil Brau – Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja – espera atrair cerca de 6500 visitantes de diferentes regiões do Brasil e internacionais. A programação inclui o 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, o IV Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja e a segunda edição do Brewer Lounge – um espaço de exposição dedicado à apresentação de conteúdo para unir abordagem técnica com degustações orientadas de cervejas.

A missão do evento é criar oportunidade para quem deseja planejar lançamentos, encontrar novos clientes, estreitar o relacionamento com clientes atuais, investir na ampliação do negócio e se posicionar entre os líderes do segmento. Outro diferencial está na política de admissão do público, que valoriza a participação de profissionais com vínculo comprovado com o setor.

Organização e patrocínio

A Brasil Brau 2022 tem promoção e organização da GL events Exhibitions. Patrocinam o evento as empresas Fermentis by Lesaffre e IFF. O Brewer Lounge tem patrocínio da CHR Hansen e Biomérieux. O Congresso tem apoio da HEINEKEN e curadoria do Instituto da Cerveja Brasil (ICB). A Revista Engarrafador Moderno e a Revista da Cerveja, líderes de comunicação no segmento, são apoiadores de mídia da edição.

Sobre a GL Events

A francesa GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, com sede em Lyon. A companhia está presente em 24 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. O grupo já realizou mais de quatro mil eventos, inclusive Copas do Mundo, Olimpíadas, festivais de música e cinema. No Brasil, a companhia mantém escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Serviço

Brasil Brau 2022 – 16ª Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, Brewer Lounge e IV Prêmio de Gestão de Negócios em Cerveja

Data: 30 de maio a 1º de junho de 2022

Horário: Feira de 13h às 20h; Congresso de 9h às 17h

Local: Pavilhão 3 São Paulo Expo Exhibition&Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil

Para acessar a feira, é necessário realizar o credenciamento online no site da Brasil Brau. Durante os dias de evento, será exigida, na entrada, a comprovação de vínculo com o mercado cervejeiro. Caso não seja um profissional do setor, haverá compra de ingresso durante os dias de evento.

Para participar do Congresso, é necessária a compra da inscrição pelo site da Brasil Brau, que garante acesso aos demais espaços do evento.

Inscrições para concorrer ao IV Prêmio de Gestão de Negócios em Cerveja já estão abertas e podem ser feitas no site do evento.

Leia também

» Hop Growers of America na edição 2022 da Brasil Brau » Brasil Brau 2022 tem ampla programação entre 30 de maio e 1º de junho » A microbiologia pode tornar a sua cerveja mais gostosa e segura

GL events LE S/A – CNPJ 05.494.572/0001-98

Desenvolvido por Agência Guppy