Exportações de cervejas americanas crescem 49% em 2013
Data: 31/03/2014
Fonte: Bebendo Bem
Clique aqui para ler matéria direto da fonte.
A invasão das cervejas americanas não para! Quem acompanha o mercado das importações aqui no Brasil sabe que está cada vez mais difícil ficar em dia com tanta coisa vinda dos EUA que chega por aqui. Isso se deve muito à atuação da Brewers Association, que trabalha no sentido de promover as cervejas americanas mundo afora, com o seu Export Development Program.
O trabalho vem dando resultados incríveis. Segundo release da entidade, o volume de exportação das cervejarias artesanais americanas cresceu 49% em 2013. “As exportações das cervejas artesanais americanas continuam se expandindo pelo mercado internacional, refletindo o sucesso do setor como indústria”, diz Bob Pease, COO da BA. “Novos acordos de distribuição estão sendo feitos na Europa e na Ásia, ajudando no crescimento das exportações. Esse crescimento sustentável é um testemunho da inovação das pequenas e independentes cervejarias artesanais americanas e do entusiasmo dos apreciadores em todo o mundo”, continua.
O Canadá continua sendo o maior mercado externo das cervejas americanas, importando mais de 131 mil barris em 2013, 92% mais do que o ano anterior. A lista de maiores importadores segue com a Suécia, Inglaterra, Austrália e Japão. No Brasil, o crescimento das importações americanas cresceu 12% em relação ao período anterior.
Pease afirma que esse crescimento é também um desafio na manutenção da qualidade das cervejas americanas. “Com mais cervejas sendo exportadas, o desafio agora é manter a qualidade das cervejas em todos os casos, para garantir ao consumidor uma experiência positiva”.
Como um fã ardoroso das cervejas americanas, espero que esses números relativos ao Brasil aumentem consideravelmente. E que Odell, Firestone Walker, New Belgium, Sierra Nevada, Dogfish Head, Uinta, Stone, Ommegang e tantas outras grandes cervejarias apareçam nas nossa prateleiras.