CBCTEC fecha evento revelando tendências do setor, importância da criatividade e experiência do consumidor

08/07/2024

O Congresso do maior evento da indústria cervejeira na América Latina discutiu temas sobre o futuro da tecnologia do setor, criatividade e experiências sensoriais 

O último dia da 18ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira (CBCTEC), que integra a 17ª edição Brasil Brau, maior evento da indústria na América Latina, foi realizado no São Paulo Expo e é promovido e organizado pela GL events Exhibition. Durante os três dias de evento, o CBCTEC trouxe conteúdos relevantes, debates atuais para o setor, com convidados renomados do mercado nacional e internacional.

A abertura do último dia contou com o palestrante Martin Zarnkow, Technical University Munich da Weihenstephan (cervejaria alemã considerada a mais antiga do mundo), que participou do evento no Brasil pela primeira vez. Com o tema “Tendência e futuro da tecnologia cervejeira”, destacou processos, sistemas e equipamentos que podem beneficiar a produção da cerveja artesanal. “O quão melhor estamos crescendo e evoluindo, através de testes, experimentos e tecnologia, também surgem outras questões, como a higiênica, por exemplo, que devemos estar atentos o tempo todo”, afirma.

Ricardo Gregorio, diretor de Tecnologia e Qualidade da Heineken, discursou sobre “High quality by process control”. De acordo com ele, a jornada nos leva a atender as necessidades dos clientes. E questiona: “O que é qualidade? Podemos dizer que quando o nosso produto está dentro das especificações, acreditamos que temos um produto de qualidade. Isso é justo, mas o bacana é quando percebemos que não é só isso, pois o consumidor final pode ter percepções diferentes. Portanto, o olhar do consumidor é fundamental. É quando atendemos e superamos todas as expectativas e experiências dos nossos consumidores”, acredita.

Brasil Brau: plataforma fundamental para conexão de profissionais e entusiastas do setor cervejeiro

Já Jim Crooks, da Firestone Walker Brewing Co, debateu sobre “Mastering Sour Beer – Uma Mistura de Arte e Ciência”, pontuando que a Brasil Brau é um evento fundamental para a indústria cervejeira na América do Sul, servindo como uma plataforma fundamental para profissionais, entusiastas e empresas se conectarem, compartilharem conhecimento e explorarem as mais recentes inovações.

“O Brasil ocupa uma posição significativa no mercado global de cerveja, conhecido por sua vibrante cultura cervejeira e por um segmento de cerveja artesanal em rápido crescimento. Nos últimos anos, há a tendência para uma maior diversidade e sofisticação nas preferências de cerveja. Globalmente, tendências como o aumento de cervejas com baixo teor de álcool e sem álcool, a crescente popularidade das cervejas ácidas e a utilização de ingredientes locais únicos estão moldando o mercado. A sustentabilidade e as práticas cervejeiras ecológicas também se tornam proeminentes em todo o mundo”, opina.

Ainda segundo Crooks, “A criatividade leva a uma variedade cada vez maior de sabores, estilos e técnicas de fabricação de cerveja, o que enriquece todo o cenário cervejeiro e envolve um público diversificado de amantes da cerveja”.

Também foi discutido por Raul Schuchovsky, cervejeiro e fundador da FrohenFeld Craft Brewing, sobre “Brewpub – pontos importantes para o sucesso” e Thomas Nielsen, diretor da Brewing and Beverage Innovation at Abstrax Tech and USAHops, abordou o tema “Panorama e degustação de lúpulos dos Estados Unidos”.

Experiência Sensorial com Harmonização de Cervejas e Chocolates

Para fechar com chave de ouro, o Congresso foi palco de uma experiência sensorial com harmonização que surpreendeu os participantes. A última programação do evento, que começou às 16 horas, contou com a presença de Kathia Zanatta, sócia-diretora do Instituto da Cerveja Brasil, e Renata Arassiro, Chef Chocolatière.

Na apresentação intitulada “Descobertas da Harmonização de Cervejas e Chocolates”, Kathia e Renata exploraram os diferentes tipos de chocolate e as principais técnicas e diretrizes de harmonização com cerveja. A sessão proporcionou uma oportunidade para os participantes aprenderem sobre harmonizações práticas que elevam a experiência gastronômica a um novo patamar.

Sobre a Feira:
A Brasil Brau, Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, reúne bienalmente todos os principais players da cadeia produtiva do setor cervejeiro nacional e internacional. Na 17ª edição, 150 marcas confirmadas apresentarão seus produtos, serviços e tecnologias ao público de 8 mil profissionais. Durante os 3 dias, em um novo e maior pavilhão do São Paulo Expo, será exibido o que há de mais moderno para toda a cadeia. As áreas de conteúdo como CBCTEC – Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira e o Brewer Lounge, abordam conteúdos inéditos e relevantes do setor com palestrantes nacionais e internacionais.

Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia – CBCTEC:
O Congresso contribui para a formação de conhecimento profissional cervejeiro desde a década de 1980, sendo a principal plataforma de reflexão das transformações vividas pela indústria e pelo mercado. A 18ª edição conta com a parceria do Instituto da Cerveja (ICB), escola de capacitação cervejeira responsável por formar mais de 15 mil alunos em todo o país. Com a curadoria da grade de palestras feita por Alfredo Ferreira, Estácio Rodrigues e Kathia Zanatta em conjunto com a Brasil Brau, debates que jogam luz às novidades, desafios, técnicas e tendências do setor cervejeiro serão apresentados por profissionais de renome. O Congresso reforça sua importância enquanto o principal e mais longevo do setor cervejeiro no Brasil – com surgimento anterior até mesmo ao da própria feira, em 1989.

Brewer Lounge:
Sucesso na edição de 2022 da Brasil Brau, o Brewer Lounge é um espaço dedicado à exposição de conteúdo gratuito para o público do evento. Nesse espaço, palestrantes evidenciam os benefícios da aplicabilidade de produtos, serviços e tecnologias em seus negócios, garantindo visibilidade ao projeto apresentado e contribuindo exponencialmente para o sucesso da negociação. O Brewer Lounge também conta com serviços de bebida e degustação nos intervalos das apresentações. Na última edição, foram mais de 700 audientes com palco para discussões variadas, como tendências e conceitos de bebidas zero álcool, mercado cervejeiro pós pandemia e uso de metadados no setor cervejeiro. Conteúdos multidisciplinares e atuais do mercado, com palestrantes que passaram desde o setor público através do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) até o privado, como IFF, Abracerva e BioMérieux também foram destaques.

GL events Exhibitions:
A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 27 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia 60 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor – concepção, realização de eventos, produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação e atualmente conta com uma agenda intensa e consistente com mais de 3.700 eventos por ano. O grupo realiza 315 festivais e feiras proprietários. Listada na Eurolist Euronext Compartment B (Bolsa de Valores de Paris), a GL events já investiu mais de R$ 1,3 bilhão no Brasil desde 2006, além do plano de investimentos no Distrito Anhembi, superior a R$ 1,5 bilhão até 2026.

Patrocinadores do evento:
Este ano, a maior feira do setor cervejeiro terá a Fermentis como patrocinadora oficial da Brasil Brau. A curadoria para o CBCTEC é o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) que também contará com o apoio da Abracerva. O Mercure Hotel é o hotel oficial do evento e os apoiadores de mídia são: Engarrafador Moderno, Revista da Cerveja, Bolachas para Chopp, Remembeer e Science of Beer.

Informações para a imprensa:
Danthi Comunicação
Renata Vieira – (11) 98433-1856 – brasilbrau@danthi.com.br
Mariana Cavalheiro – (21) 98600 – 4033 – mariana.cavalheiro@danthi.com.br 
Julia Casotti – (27) 99316-6423 – brasilbrau@danthi.com.br